Caminhos - Linha Ávila

Empreendedorismo como referência turística e cultural.

A história de vida de homens e mulheres, que com muita garra e trabalho, colonizaram as terras que hoje chamamos de Gramado. Alemães, italianos, portugueses, franceses e gaúchos construíram um bom lugar para viver e, através de seus costumes, mesa farta, religiosidade e empreendedorismo transformaram a pequena cidade serrana em referência turística e cultural.

FAMÍLIA WAGNER

Saborosos doces e geleias, produzidos pelo casal Lírio e Terezinha, ganham destaque no primeiro ponto de visitação. A história da família, de origem alemã e italiana, é contada enquanto o turista conhece a plantação de morangos e árvores frutíferas no entorno da bela casa construída especialmente para receber visitantes. Em época de frutas será oferecido o "colha e pague", oportunizando aos turistas um momento único junto à natureza.

CANTINA NONNO GIOVANNI

A imigração italiana é contada pelo casal Alcione e Marivani em um ambiente acolhedor próximo a casa onde vivem. A produção de vinho artesanal em estufa de fumo desativada tomará a atenção dos visitantes, que conhecerão a "fórmula" para fazer vinhos. Queijos, salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros serão degustados e poderão ser adquiridos pelos visitantes.

VIVENDA SCHÖNRHEIN

O casal de anfitriões João Pedro e Rose Marie Rheinheimer falam sobre sua filosofia de vida, que inclui alimentação orgânica. Neste ponto, os visitantes degustam cervejas artesanais sem álcool, além do opcional Chá e Café com palestras e terapias holísticas.

SÍTIO TRADIÇÃO

A cultura gaúcha fecha o passeio com chave de ouro. Trajado com vestes típicas, o empreendedor Maurício fala sobre a vida campeira e costumes do povo gaúcho. O artesanato produzido por sua sogra, Vânia, resgata técnicas tradicionais da Alemanha e da França, que remetem às origens das famílias de seus pais e de seu marido. O típico costelão assado na vala encerra o roteiro.

PRAÇA DAS ETNIAS

O passeio tem saída de um dos pontos mais visitados de Gramado. A Praça das Etnias traz para o Centro da cidade toda a cultura do homem do campo. Nela, o turista pode visitar a Casa do Colono, os Fornos, o Memorial Italiano e as casas alemã e portuguesa.

RESERVAS 

(54) 3286-6787
Plantão: (54) 98122-0909